A freguesia assinala, anualmente, na quinta-feira santa, a secular celebração das “Endoenças”, efeméride inscrita, formalmente, em Diário da República, em agosto de 2015, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
As Endoenças constituem um evento de religioso ímpar, no qual 50.000 de tigelinhas iluminam as duas margens do rio Tâmega, o lugar do Torrão, freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios. Esta procissão é também acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.
As comemorações iniciam com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão. Segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.
No dia seguinte, sexta-feira, realiza-se a Procissão do Enterro do Senhor que cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
Segundo a liturgia católica, as Endoenças são uma alusão à sexta-feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, este conceito mudou para o dia anterior, quinta-feira Santa.