O Dr. Arlindo Gonçalves Soares (Souselo, 17/01/1909 - Alpendorada, 14/08/1985), licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1932. Desempenhou a sua actividade profissional clínica dividida entre Alpendorada e as Minas do Pejão, onde, em 1965 viria a ser nomeado Director Clínico da Empresa Carbonífera do Douro e, por isso, não admira que uma das suas preocupações tivesse sido o estudo das doenças profissionais, nomeadamente a silicose.
Ler maisQual a influência da tecnologia no desenvolvimento físico, mental e social da criança?
Ler maisDaniel Descomps convidou-me a deslocar-me a França e fazer uma palestra e exposição fotográfica sobre brinquedos com a natureza. Transcrevo a minha intervenção. Transmitam aos vossos filhos como brincávamos na nossa infância.
Ler mais“E entrando na casa, acharam o Menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” Mateus, 2: 11
Ler maisOs tanques comunitários, ou lavadouros comunitários, são locais simbólicos. Estes lugares de muita memória que hoje parecem estar irremediavelmente condenados ao abandono, deveriam ser tidos em conta, no seu cadastro e na promoção simbólica das muitas histórias ali ditas e que o silêncio hoje tenta contar.
Ler maisNo artigo sobre a Barragem de Bitetos, é feita referência a um topónimo muito curioso: “Areio dos Bêbados”. É com este nome que aparece no relatório do Eng.º Ezequiel de Campos, e por este nome era conhecido pelas pessoas de Bitetos. Então, onde ficava o “Areio dos Bêbados”?
Ler maisAté há cerca de um mês multiplicaram-se as manifestações públicas para comemorar o centenário do Armistício (11 de Novembro de 1918), que colocou termo à Grande Guerra. Muitos terão ficado com a ideia que nesse dia tinha terminado o longo sofrimento daqueles que, em condições difíceis de sobrevivência, tinham lutado por uma das partes em confronto. Pois bem, não foi bem assim, e o Natal de 1918 foi passado em terras de França pela maior parte dos nossos compatriotas.
Ler maisLembrar-se-ão os mais velhos, sobretudo os que têm as suas origens em Bitetos, de ouvir os pais contar que lá pelos anos 20 do século passado, andaram por Bitetos uns “engenheiros” a fazer estudos para a construção de uma barragem. De facto, esteve prevista essa construção, houve estudos, orçamentos, uma maquete, que abaixo se reproduz, mas a Barragem de Bitetos nunca chegou a ser construída.
Ler maisA gripe é uma infecção transmitida por vírus, muito contagiosa e que na maior parte dos casos cura espontaneamente. No entanto, em pessoas com doenças crónicas (diabetes, diálise, doenças pulmonares, entre outros) ou com mais de 65 anos, pode causar complicações.
Ler maisA freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão sempre teve imensas razões para se orgulhar do seu passado e para encarar o futuro com olhar de esperança e confiança …
Ler maisComo se nascia e como se morria na nossa terra? Em 1918 chegava ao fim a Grande Guerra, o mais devastador conflito armado da história.
Ler mais