Espaço Cidadão
Telefone: 255 630 019
Endereço: Avenida de S.João, 910
Código postal: 4575 - 029 Alpendorada e Matos
GPS: 41°05'12.8"N 8°14'33.9"W


Dos mais de 200 serviços disponíveis nos Espaços Cidadão, podemos destacar os das seguintes entidades:

ADSE

  • Serviços Atendimento - Pedido/Renovação de CESD;
  • Serviços Atendimento - Pedido 2ª via de cartão de benificiário (com ou sem alteração de dados);
  • Serviços Atendimento - Consultas de conta corrente;
  • Serviços Atendimento - Alteração de Nome/Nib/Morada;
  • Serviços Atendimento - Emissão de declaração de IRS;
  • Serviços Atendimento - Emissão de declaração para efeitos de complementaridade;
  • Serviços Atendimento - Entrega de documentos de despesa;
  • Navegação Assistida ADSE Direta - Dados pessoais do benificiário, cuidados de saúde com limites no regime livre, declaração para efeitos IRS, documento único de cobrança, o meu acesso a prestadores convencionados e conta corrente do regime livre;

AMA - AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

  • Registo, alteração PIN, cancelamento e desbloqueio de CHAVE CHAVE MÓVEL DIGITAL;
  • Pedido de alteração de morada e confirmação de alteração de morada do CC;

AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA

  • Senha de acesso – Primeiro acesso e recuperar de palavra-passe;
  • IRS – Obter certidão de liquidação e comprovativo de entrega de declarações;
  • E-Fatura: Consulta, recolha/validação de faturas, associação das receitas médicas às faturas;
  • Declaração modelo 44 do IRS;
  • Cadernetas prediais;
  • Certidão de dívida e não dívida;
  • Coimas - Documento para pagamento;
  • Emissão do recibo eletrónico de quitação de rendas;
  • Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) - Documento para pagamento;
  • Dividas fiscais - Documento para pagamento;
  • Imposto Único de Circulação (IUC) - Documento de pagamento;

AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO

  • Registo contrato trabalho - Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros;
  • Simulador - Cálculo do valor a receber no final do contrato de trabalho;
  • Formulários - Formulários e minutas;
  • Queixas e denúncias - Encaminhamento para o serviço desconcentrado mais próximo;
  • Aquisição livros - Aquisição de livros e publicações à ACT;
  • Esclarecimento de dúvidas - Disponibilização e submissão de formulário destinado ao esclarecimento de dúvidas;

CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES

  • Entrega de requerimento de pensão de sobrevivência;
  • Pedido de reembolso de pensão de despesas de funeral;
  • Pedido de subsídio de morte;
  • Entrega de requerimento de subsídio de funeral;
  • Entrega de requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício;
  • Entrega de requerimento de aposentação de ex-subscritor;
  • Entrega de requerimento de contagem de tempo de ex-subscritor;
  • Pedido de alteração de dados pessoais;
  • Entrega de requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimentos e situações equiparadas;

DIREÇÃO-GERAL DO CONSUMIDOR

  • Receção de reclamações e pedidos de informação;
  • Encaminhamento para a rede de apoio ao consumidor endividado;

DIRECÇÃO-GERAL DO LIVRO, DOS ARQUIVOS E DAS BIBLIOTECAS

  • Certidões – Paroquiais -> Arquivos distritais;

INSPEÇÃO-GERAL DAS ATIVIDADES CULTURAIS

  • Registo propriedade intelectual - Registo de obra;
  • Registo propriedade intelectual - Registo de nome literário / artístico;
  • Registo propriedade intelectual - Averbamento;
  • Registo propriedade intelectual - Certidão;

INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA

  • Porta 65 - Submissão candidaturas;

INSTITUTO DA MOBILIDADE E TRANSPORTES

  • Carta de condução - Revalidação;
  • Carta de condução - 2º Via (duplicado) ou substituição (com ou sem alterações);
  • Carta de condução - Averbamento do grupo 2 (restrição 997);

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL

  • Atendimento por marcação;
  • Segurança social direta;
  • Informação genérica;

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Candidatos - (Re) Inscrição para emprego - Netemprego;
  • Candidatos - Apresentação a ofertas de emprego - Netemprego;
  • Entidades - Registo de oferta de emprego - Netemprego;
  • Candidatos - Gestão da Inscrição para emprego - Netemprego;
  • Candidatos - Registo de CV - Netemprego;
  • Candidaturas electrónicas - Anexar documentos à entidade - Netemprego;
  • Candidaturas electrónicas - Consulta e gestão de processos - Netemprego;
  • Candidaturas electrónicas - Download de documentos - Netemprego;
  • Candidaturas electrónicas - Submissão de candidaturas - Netemprego;
  • Entidades - Alteração de dados de entidade - Netemprego;
  • Entidades - Gestão de oferta de emprego - Netemprego;
  • Entidades - Registo de entidade e obtenção de login - Netemprego;

SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

  • Marcação online - Marcação de renovação da autorização de residência;
  • Marcação online - Marcação de renovação do cartão de residência cidadãos UE e seus familiares);
  • Marcação online - Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito, curta duração ou estada temporária;
  • Marcação online - SAPA Sistema automático de pré-agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional;
  • Marcação online - Outros serviços por agendamento que estão a ser desenvolvidos pelo SEF;

SERVIÇOS PARTILHADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

  • Portal do utente - Isenção de taxas moderadoras – Pedido, reclamação, histórico ou alteração/cancelamento estatutos em vigor com validade de 4 anos;
  • Portal do utente – Marcação, aceder à lista ou cancelamento de consultas;
  • Portal do utente - Despesas de saúde reembolsos;
  • Portal do utente - Consulta médica no hospital;
  • Portal do utente - Cartão nacional de dador de sangue e dádiva de sangue;
  • Portal do utente - Direitos e deveres do utente, reclamação / elogio ou sugestão;
  • Portal do utente - Pesquisa prestadores (farmácias, hospitais, entidades SNS,…);
  • Portal do utente - Registo informação clínica de utente para partilha com SNS;
  • Portal do utente - Lista de espera para cirurgia - eSIGIC;
  • Portal do utente – Inscrição e transferência de centro de saúde;
  • Portal do utente - Cartão de utente do serviço nacional de saúde para nacionais e estrangeiros;
  • Portal do utente - Cheques dentista - pesquisa de médicos aderentes e saúde oral;
  • Portal do utente - Medicação crónica – prescrição e consulta de estado da prescrição;